Entre moinhos e tulipas

Entre moinhos e tulipas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pasen - Páscoa na Holanda





Para os holandeses, nada de ovos gigantes; ovos, só os pequenininhos e os de galinha pintados a mão pelas crianças, a comida tradicional de páscoa é um pão (chamado de Paasstol). 
O coelho não é sozinho, as galinhas e os patos são os animais que trazem os ovinhos da Pasen (páscoa em holandês), que é comemorada em dois dias: o Eerste Paasdag, no domingo, e o Tweede Paasdag, que é a segunda - feira.


 Flores, guardanapos coloridos, ovos - cozidos e decorados no dia anterior- devidamente escondidos no jardim -, mesa posta para um típico almoço holandês!




 Eerste Paasdag :

 Na hora do almoço os holandeses comem pão com várias coisas, dentre elas os deliciosos queijos holandeses, manteiga e granulado, pindakaas (pasta de amendoim), pós de anis, etc) e toda a família sentada na mesa é como começa o "brunch" de Páscoa.  Existe um pão que é típico da pascoa holandadesa, chamado de Paasstol.

A decoração da casa é toda feita com coelhinhos, pintinhos e patinhos. Algumas famílias fazem uma árvore de coelhinhos e ovinhos de chocolate.




 Tweede Paasdag :

 É um feriado nacional  que, teoricamente, seria para descanso. Porém, se o tempo não estiver bom, você provavelmente vai encontrar famílias inteiras dentro de lojas de departamento.
Se o tempo ajudar  as famílias fazem programas ao ar livre, como passeios de bike, caminhadas em florestas ou piqueniques em parques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nanapereira@superig.com.br