Entre moinhos e tulipas
terça-feira, 29 de abril de 2014
Tulipas
As tulipas, que começaram a ser cultivadas no Império Otomano (atual Turquia), foram trazidas para a Holanda no século XVI. Quando Carolus Clusius escreveu o primeiro grande livro sobre tulipas, em 1592, elas se tornaram tão populares que bulbos eram roubados do seu jardim frequentemente. Essa flor curvilínea e colorida cresceu junto com a Era de Ouro da Holanda. Elas se tornaram populares em pinturas e festivais.
Hoje a Holanda ainda é conhecida por suas tulipas e outras flores, sendo chamada carinhosamente de "floricultura do mundo". As flores são cultivadas em grandes e coloridos campos, e há vários festivais de tulipas em todo o país na primavera.
sábado, 26 de abril de 2014
sexta-feira, 25 de abril de 2014
Vinhedo Vermelho
Van Gogh vendeu uma única obra - o Vinhedo Vermelho, por 400 francos, hoje em torno de 1.000 dólares.
Não sabemos quanto vale esse quadro hoje, mas um de seus quadros do mesmo nível , vale hoje U$ 55 milhões.
Ele morreu na miséria.
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Bloemenmarkt
O Bloemenmarkt, mercado das flores de Amsterdam, é um dos lugares mais tradicionais da cidade. Quando foi criado, em 1860, os produtores de flores ancoravam seus barcos às margens do canal Singel. Hoje, ele é formado por quinze lojinhas flutuantes, ancoradas ao longo do mesmo canal, à direita da MuntToren.
Keukenhof
O Keukenhof é um jardim, conhecido como o Jardim da Europa, próximo a Lisse. Tem mais de 7 milhões de bulbos de plantas e seu festival abre a primavera holandesas, com o jardim ficando exposto entre março e maio, com a Parada das Flores acontecendo no fim de abril .
Esse parque histórico com mais de 2700 árvores e mais de 7 milhões de bulbos de flores plantados a mão, abrange uma área de trinta e dois hectares, com mais de 4,5 milhões de tulipas (em 100 variedades diferentes), jacintos, narcisos e outras famosas flores da primavera. Os arranjos de flores no parque e as exposições de flores únicas nos diferentes pavilhões são uma festa visual
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Tipos de queijos holandeses
Gouda_ é um queijo duro, protegido por uma ligeira cobertura amarela, que tem um sabor adocicado e de fruta.
Edam _ é um queijo produzido com leite pasteurizado de vaca, de massa semi-cozida e prensado em forma esférica de aproximadamente 1,8 Kg.
Maasdammer – esse queijo com sabor de nozes tem grandes buracos e forma de domo. Experimente um Leerdammer ou um Maasdam em uma loja de queijos.
Boerenkaas – Esse queijo feito com leite natural é, por lei, um queijo artesanal: ao menos metade do leite usado deve vir das vacas da própria fazenda, e o restante deve vir de não mais que duas outras fazendas.
Queijo de cabra – O queijo de cabra da Holanda divide-se em dois tipos: um tipo fresco e mole e outro semiduro e curado, semelhante ao Gouda. É pálido, com sabor forte e textura derretida.
Queijo defumado – Esse queijo é fabricado, derretido, defumado e depois remodelado na forma de uma linguiça. Geralmente vendido por fatia.
Queijo de cravo da Frísia – O leite desnatado, cominho e cravo dão a esse queijo firme um sabor forte, seco e adstringente.
Edam _ é um queijo produzido com leite pasteurizado de vaca, de massa semi-cozida e prensado em forma esférica de aproximadamente 1,8 Kg.
Maasdammer – esse queijo com sabor de nozes tem grandes buracos e forma de domo. Experimente um Leerdammer ou um Maasdam em uma loja de queijos.
Boerenkaas – Esse queijo feito com leite natural é, por lei, um queijo artesanal: ao menos metade do leite usado deve vir das vacas da própria fazenda, e o restante deve vir de não mais que duas outras fazendas.
Queijo de cabra – O queijo de cabra da Holanda divide-se em dois tipos: um tipo fresco e mole e outro semiduro e curado, semelhante ao Gouda. É pálido, com sabor forte e textura derretida.
Queijo defumado – Esse queijo é fabricado, derretido, defumado e depois remodelado na forma de uma linguiça. Geralmente vendido por fatia.
Queijo de cravo da Frísia – O leite desnatado, cominho e cravo dão a esse queijo firme um sabor forte, seco e adstringente.
Amsterdam Cheese Museum
O Amsterdam Cheese Museum é na realidade uma loja. Além de possuir um pequeno acervo de utensílios para produção de queijos. Na coleção encontram-se formas de madeira , liras , latões de leite , prensas , balanças usadas no tradicional mercado Holandês, os famosos acessórios Boska desenvolvidos especialmente para o corte de queijos Também exibe uma variedade imensa de queijos para degustação e venda.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Paasstol
Pão típico da Páscoa holandesa
Ingredientes:
• 2 xícaras de de uva passa (250 g)
• 1 xícara de cerejas secas (150 g)
• 4 colheres de sopa de licor de cereja (pode ser rum também)
• Um pacote de mistura de pão branco
• 2 / 3 xícara de água morna (150 ml)
• 2 / 3 xícara de leite morno (150 ml)
• 1 1 / 2 colher de sopa de manteiga (25 g)
• 2 colheres de sopa de açúcar
• 1 colher de chá de extrato de baunilha
• 1 / 2 colher de chá de canela
• 1 colher de chá de raspas de limão
• 1 / 3 xícara de suco de limão (50 g)
• 1 / 3 xícara de nozes picadas (50 g)
• 1 / 3 xícara de avelã (50 g)
• 1 xícara de pasta de amêndoa /. (200 g)
• 1 colher de sopa de manteiga derretida
• Açúcar de confeiteiro (açúcar em pó), para peneirar em cima
Modo de preparar:
Embeba as passas e cerejas no licor durante a noite. Em uma tigela grande, junte a água, o leite, a manteiga, o açúcar, a baunilha, a canela e as raspas de limão à mistura de pão branco. Sove por alguns minutos, até a massa formar uma bola homogênea.
Cubra a tigela com plástico filme e deixe descansar por 10 minutos em local aquecido. Adicione suco de limão, as nozes e as frutas (escorrido) à massa. Amasse novamente.
Abra a pasta de amêndoas e enrole-a em forma de salsicha em um plástico filme e depois coloque-a na geladeira enquanto a massa está aumentando.Forre uma assadeira com papel manteiga e polvilhe com um pouco de farinha. Coloque a massa sobre o papel vegetal e faça um formato oval de aproximadamente 8 polegadas por 12 polegadas (20 x 30 cm). Coloque a pasta de amêndoas no comprido e enrole para baixo, no centro da massa. Dobre a massa sobre o comprimento da pasta de amêndoa e delicadamente aperte para selar.
Cubra os pães com filme plástico e deixe crescer em um lugar quente por 30 minutos.Enquanto isso, aqueça o forno a 200 graus Celsius. Pincele o topo do pão com água e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos até dourar.
Deixe esfriar sobre uma grelha e pincele com a manteiga derretida. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir o pão da Páscoa em fatias grossas.
Pasen - Páscoa na Holanda
Para os holandeses, nada de ovos gigantes; ovos, só os pequenininhos e os de galinha pintados a mão pelas crianças, a comida tradicional de páscoa é um pão (chamado de Paasstol).
O coelho não é sozinho, as galinhas e os patos são os animais que trazem os ovinhos da Pasen (páscoa em holandês), que é comemorada em dois dias: o Eerste Paasdag, no domingo, e o Tweede Paasdag, que é a segunda - feira.
Flores, guardanapos coloridos, ovos - cozidos e decorados no dia anterior- devidamente escondidos no jardim -, mesa posta para um típico almoço holandês!
Eerste Paasdag :
Na hora do almoço os holandeses comem pão com várias coisas, dentre elas os deliciosos queijos holandeses, manteiga e granulado, pindakaas (pasta de amendoim), pós de anis, etc) e toda a família sentada na mesa é como começa o "brunch" de Páscoa. Existe um pão que é típico da pascoa holandadesa, chamado de Paasstol.
A decoração da casa é toda feita com coelhinhos, pintinhos e patinhos. Algumas famílias fazem uma árvore de coelhinhos e ovinhos de chocolate.
Tweede Paasdag :
É um feriado nacional que, teoricamente, seria para descanso. Porém, se o tempo não estiver bom, você provavelmente vai encontrar famílias inteiras dentro de lojas de departamento.
Se o tempo ajudar as famílias fazem programas ao ar livre, como passeios de bike, caminhadas em florestas ou piqueniques em parques.
sábado, 5 de abril de 2014
Oranjebitter
Oranjebitter é um licor de cor laranja, feito com Beerenburger.
É uma bebida alcoólica feita com zimbro, bagas de louro e raiz de alcaçuz. São acrescentados casca de laranja e gim. O "Oranjebitter" está pronto após maturar por alguns meses.
Os holandeses gostam de beber um cálice de "Oranjebitter" no Dia do Rei e em outras festividades relacionadas à família real. Oranjebitter é uma bebida especial, derivada de um licor laranja criado em 1620 para comemorar várias batalhas ganhas por Frederico Henrique, Príncipe de Orange.
Proost o Geluch! (brinde em holandês)
Curiosidades da vida de Van Gogh:
Van Gogh vendeu uma única obra - o Vinhedo Vermelho, por 400 francos.
- No final do ano de 1888, Van Gogh cortou a orelha direita. Alguns biógrafos da vida do artista afirmam que o ato foi uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois que Van Gogh descobriu que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. De acordo com esta versão, Van Gogh teria enviado a orelha ensanguentada, dentro de um envelope, para a amante.
Van Gogh
Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.
Principais obras de Van Gogh:
- Os comedores de batatas (1885)
- Caveira com cigarro acesso (1886)
- A ponte Debaixo de Chuva
- Natureza morta com absinto
- A italiana (1887)
- A vinha encarnada
- A casa amarela (1888)
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada
- O Escolar
- O velho moinho (1888)
- Oliveiras (1889)
- Vista de Arles, Pomar em flor
- A Igreja de Auvers
Rembrandt
Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leida, 15 de julho de 1606 — Amsterdam, 4 de outubro de 1669) foi um pintor e gravador holandês. É considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa.
É considerado, por alguns, como o maior pintor de todos os tempos. Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura holandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.
Pakjesavond
Noite dos presentes - Pakjesavond - 5 de dezembro
As famílias se reúnem, as crianças cantam musiquinhas e esperam pelos presentes trazidos pelo Sinterklaas .
Tulipas
As Tulipas não tem perfume e florescem apenas por uma ou duas semanas ao ano, sendo uma flor de rara beleza; distingue-se pelo seu “porte” esguio e pelas cores vivas. Com cerca de cem espécies, as Tulipas não se adaptam a climas quentes, por isso o vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte.
O nome Tulipa é oriundo da palavra turca Tulbend, que significa turbante. A Tulipa representa o amor perfeito e também está intimamente associada ao sucesso, ao dinheiro, a prosperidade, ao luxo e a riqueza. É considerada uma flor impactante, com grande elegância e requinte. Assim como a rosa, as cores da Tulipa também tem significados diferenciados como:
Tulipa amarela: amor impossível;
Tulipa branca: paz, meditação, reflexão e perdão;
Tulipa laranja: energia, alegria, vida abundante e vitalidade;
Tulipa vermelha: paixão, amor eterno e inesquecível;
Tulipa roxa: tranquilidade, nobreza, espiritualidade elevada.
Sinterklaas
Sinterklaas ou Sint Nicolaas (São Nicolau), aparece quase sempre montado num cavalo branco e sempre acompanhado por um ou mais "Zwarte Pieten".
Sinterklaas tem um livro com as anotações sobre como cada criança se comportou durante o ano e diz a lenda que a criança que não se comportou bem é levada pelos "Zwarte Pieten" para a Espanha.
Seu ajudante fiel, "Pedro Preto", leva consigo um saco cheio de presentes, doces e bolachinhas típicas para distribuir para as crianças.
Natal na Holanda
Árvores de Natal são comuns em muitas casas, mas nem toda casa é decorada assim. Uma flor chamada de Kerstster (estrela de Natal), é item popular nesta época do ano e muitas famílias gostam de cantar cânticos natalinos.
Antes do Natal há uma tradição chamada de Midwinter hoorn Blazen (Toque da Corneta do Meio do Inverno) que ainda é praticada nas regiões rurais do leste do país. Começa no Domingo do Advento e continua até a véspera de Natal. Ao anoitecer os fazendeiros tocam uma corneta feita de um tipo de bambu com vários anos de vida, em pé perto da água para que reproduza um som soturno, esse é o anúncio do Cristo que está por nascer.
O Natal é celebrado em dois dias, 25 e 26 de dezembro.
Aniversário
Na Holanda as pessoas cumprimentam não só o aniversariante, mas as pessoas da família também, elas cumprimentam o pai pelo aniversário da filha, a avó pelo aniversário da neta e assim é com todos os convidados da festa de aniversário, um cumprimentando o outro pelo aniversário da pessoa aniversariante no dia com um aperto de mão e um sonoro "Gefeliciteerd" .
É muito comum presentear o aniversariante com dinheiro em um envelope.
Klompendanskunst
A dança de tamancos ou "Klompendanskunst" é feita de um ritmo em que os dançarinos batem os bicos e saltos no piso.
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Significado das Tulipas
O significado principal da tulipa é o amor perfeito, as tulipas sempre dão um sentido de charme e elegância para qualquer ambiente.
As tulipas vermelhas são fortemente ligadas ao amor verdadeiro, a tulipa roxa simboliza quietude e paz, as tulipas amarelas representam o amor impossível ou a luz do sol generoso.
As tulipas brancas são vistas para reivindicar o valores ou emitir uma mensagem de perdão.
Moinhos de vento
Uma vez por ano, na Holanda, acontece o "Dia Nacional dos Moinhos". No segundo sábado de maio, 600 moinhos de vento e de água em todo o país abrem suas portas para os visitantes.
Tulipas
A Holanda é a maior produtora de tulipas do mundo.
Além da sua função decorativa, credita-se à tulipa propriedades medicinais ainda em estudos. É também conhecida como a "mensageira da primavera".
É uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte, uma vez que o próprio nome significa turbante, ou “o rei das flores”.
Klompen
Klompen, é o nome da soca de madeira tradicional holandesa, usada pelos trabalhadores dos campos, minas e fábricas. Estas mantinham os pés quentes e secos e são confortáveis.
Os sapatos de madeira tiveram sua origem por volta do ano de 1200 na Holanda. Eles eram usados para os trabalhos no campo e para proteger os pés do frio, da umidade e da terra.
Significado da bandeira:
O vermelho significa o sangue que foi derramado do povo na 2º guerra mundial.
O branco significa a paz entre a Holanda do Norte e Holanda do Sul.
O azul significa o mar que fica em torno da Holanda.
Assinar:
Postagens (Atom)